top of page

Programa Universidade Sem Fronteiras

Este site resultou de um projeto de extensão do Departamento de Turismo (UNICENTRO, campus Irati/PR), vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Esse Programa foi elaborado em 2007 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), sendo instituído pela Lei nº 16.643, de 24 de novembro de 2010 e, desde então, desenvolve o que hoje é a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil.

O projeto “Roteiro Turístico no Meio Rural: uma alternativa não agrícola para complementação de renda das pequenas propriedades do Município de Prudentópolis” objetivou elaborar um roteiro turístico com conotação rural para o município de Prudentópolis (PR) utilizando-se dos recursos naturais e culturais do município.

 

Além desse material, a equipe multidisciplinar coordenada pelo professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, realizou oficinas temáticas que resultaram em cartilhas para uso dos envolvidos e no desenvolvimento de um folder e um aplicativo para orientação turística no município. Denominado iprudi, o aplicativo está disponível para download na PlayStore.

Prudentópolis: Aspectos Gerais

Com uma população de 49.016 habitantes, distribuída em uma área de 2.308 km², o município situa-se nas margens da BR 373, entre Ponta Grossa e Guarapuava e a 12 km da BR 277.

A 203 km de Curitiba, encontra-se na região Centro Sul do Paraná, tendo Cândido de Abreu, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Ivaí e Turvo como municípios limítrofes.

Sua rede hidrográfica pertence à Bacia do Rio Ivaí e a condição clinográfica, de relevo ondulado relacionada à transição entre o Segundo e o Terceiro Planalto Paranaense, explica as inúmeras cachoeiras presentes no município.

Outra peculiaridade de Prudentópolis é o aspecto cultural. A religiosidade, a gastronomia, a dança, o artesanato e outras representações recorrentes à colonização ucraniana, fazem do município um destino ímpar.

Imagens Históricas

bottom of page