top of page

Faxinal

​

O Sistema Faxinal é uma forma de organização camponesa característico da região Centro-Sul do Paraná.

 

O nome “faxinal” é oriundo pelos animais fazerem uma espécie de "faxina" ao se alimentar de capim e outros arbustos, o que favoreceu o desenvolvimento dos ervais nativos, um dos mais importantes produtos dos séculos XVII e XVIII.  Daí o nome "faxinal", dado aos bosques dessa região e ao sistema de organização da terra que ultrapassava a propriedade privada.

 

​Os ucranianos e outros eslavos chegaram ao Brasil entre os séculos XVII e XVIII. Aos poucos, a interação dos europeus com os brasileiros de origem cabocla fez surgir uma organização nova, de uso coletivo da terra, os faxinalenses. Na época, os caboclos tinham suas lavouras cercadas e os animais soltos. Já os imigrantes faziam o oposto: plantavam sem cercas e prendiam os animais como faziam na Europa. Consequentemente, seus cultivos eram atacados pelos animais soltos dos brasileiros.

 

​Foi somente em 1997, após muitas discussões que o sistema Faxinal foi formalmente reconhecido, através do Decreto Estadual nº 3446/97, que criou as Áreas Especiais de Uso Regulamentado (ARESUR), na qual o sistema Faxinal é definido como um sistema de produção camponês tradicional, que tem como traço marcante o uso coletivo da terra para produção animal e em torno conservam a Floresta com Araucária, sendo visível o convívio entre homem e natureza.​

 

O Sistema Faxinal fundamenta-se na integração de três componentes: a) produção animal coletiva, à solta, através dos criadouros comunitários; b) produção agrícola – policultura alimentar de subsistência para consumo e comercialização; c) extrativismo florestal de baixo impacto – manejo de erva-mate, araucária e outras espécies nativas. 

 

​Vale destacar que o Sistema Faxinal pode ser considerado potencial turístico, por ser algo diferente do dia a dia dos turistas, visto que muitos desconhecem as práticas do meio rural. Neste meio, existe uma forma diferenciada de convivência entre os faxinalenses, com trocas de favores, um sempre disposto a ajudar o outro.

 

​No município de Prudentópolis, atualmente existem 9 faxinais. Dentre eles, destacamos dois que são envolvidos indiretamente no projeto em questão.

​

​

FAXINAL PARANÁ ANTA GORDA

 

Este é um dos faxinais do município que mantêm as características originais de formação. Localizado a 16 km do centro da cidade de Prudentópolis – PR, apresenta uma área total de 612 hectares, sendo 276,5 destinados ao criadouro comunitário e é constituído por aproximadamente 97 famílias.

 

FAXINAL BARRA BONITA

​

Localizado a aproximadamente 20 km do centro da cidade de Prudentópolis – PR, apresenta uma área total de 3.146 hectares, sendo 1.144  destinados ao criadouro comunitário. O sistema faxinalense de Barra Bonita é constituído por aproximadamente 190 famílias, de modo que a comunidade procura manter vivas as tradições, as raízes, os hábitos, as crenças de seus antepassados, através de festividades, folclore, gastronomia e religião.

bottom of page